Na véspera da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) sobre a próxima taxa básica de juros, os mercados estarão de olho em dados que medem o nível de atividade da indústria no Brasil e nos Estados Unidos neste começo de ano.
Às 10h, o HSBC informa o PMI (índice de gerente de compras) da indústria brasileira em janeiro, e às 11h45 é a vez da Markit divulgar o mesmo indicador para o setor industrial americano.
Esse indicador é montado através de pesquisas realizadas mensalmente junto aos gestores de empresas privadas, indicando a situação de determinados setores da economia.
Às 12h, sai outro dado importante para medir o nível da atividade econômica nos Estados Unidos: a criação de emprego em dezembro, que será informada pela BLS (Secretaria de Estatísticas Trabalhistas).
Por aqui, às 8h, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) informa o Índice de Confiança Empresarial de janeiro.
Nos EUA, a Alphabet, do Google, divulga seu resultado do quarto trimestre de 2021.
Bolsas internacionais
Apesar das incertezas trazidas pela tensão entre Ucrânia e Rússia, os índices europeus voltam a subir nesta terça (1º).
Por volta das 7h50, o Euro Stoxx, um dos principais da Zona do Euro, subia 0,83%. Já os contratos futuros americanos operavam em baixa: o Dow Jones registrava queda de 0,19%, o S&P 500 marcava uma queda de 0,22% e o Nasdaq estava próximo ao zero, com queda de 0,06%.