Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Taxa de desemprego, confiança de serviços e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda acompanham dados sobre crédito de novembro, que serão divulgados pelo Banco Central

Em um dia de agenda esvaziada no exterior, os investidores se voltarão a dados domésticos que serão divulgados na manhã desta terça-feira, dia 28.

Às 9h, sai um dado importante para medir em que ponto está a economia brasileira, com a divulgação, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da taxa de desemprego de outubro. O dado é divulgado dentro da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.

No trimestre encerrado em setembro, o número havia recuado para 12,6%, mas um batalhão de 13,5 milhões de pessoas ainda estavam em busca de uma ocupação. A expectativa de analistas de mercado é que a taxa volte a recuar, mas que ainda se manterá em um patamar elevado.

Sondagens de serviços e comércio

Será que o comércio e os serviços têm algum motivo para otimismo em dezembro deste ano? É isso que vai ficar claro com a divulgação pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) da sondagens desses setores, que serão divulgadas às 8h.

Ontem, a instituição divulgou que a inflação, o desemprego e a escassez de insumos fizeram com que a confiança da indústria brasileira caísse novamente em neste mês, com o setor mais pessimista tanto com a situação atual quanto com o futuro da economia.

Leia mais

Impacto da alta da Selic sobre o crédito

Um pouco mais tarde, às 10h30, o Banco Central divulga sua nota sobre operações de crédito em novembro, com dados como saldo, novos empréstimos, taxas de juros e inadimplência. Os números deixarão mais claro qual vem sendo o impacto da elevação da taxa básica de juros, a Selic, sobre a economia.

 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.