Nesta semana pós-Natal, quando a liquidez no mercado brasileiro deve ser reduzida, devido à emenda para o Ano Novo, teremos um número significativo de empresas pagando dividendos e JCP (juros sobre capital próprio).
Ao todo, de acordo com levantamento elaborado pela Agência TradeMap, 18 empresas vão remunerar os acionistas esta semana.
Dentre as que compõem o Ibovespa, destaque para Suzano (SUZB3), Banco do Brasil (BBAS3), Vibra (VBBR3), Cemig (CMIG4), CPFL Energia (CPFE3), Hypera (HYPE3), Multiplan (MULT3) e Petz (PETZ3).
O maior valor por ação é da Suzano, que desembolsará R$ 1,79 em forma de dividendos, seguido pela CPFL, com R$ 1,62 por ação também em dividendos.
Fora do principal índice da B3, a lista é bem maior. Nesta semana, os destaques são a Odontoprev (ODPV3), Neoenergia (NEOE3), Cambuci (CAMB3), Elektro (EKTR3), entre outras.
Para ter direito ao recebimento, seja ele dividendo ou JCP, o investidor precisa ter as ações das empresas na carteira no dia da data de corte, que pode ser diferente para cada uma das empresas.
Vale ressaltar que o tratamento tributário de cada um dos proventos é diferente. No caso do JCP, o acionista está sujeito a tributação de 15% diretamente na fonte, enquanto os dividendos são isentos do pagamento de imposto de renda.
Confira a lista completa de companhias pagadoras de proventos esta semana: