Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Santander (SANB11): quadro de inadimplência pode estar pior do que parece, diz UBS BB

Indicadores alternativos de inadimplência mostram que Santander pode estar em situação mais difícil do que aparenta

Foto: Shutterstock/Brenda Rocha - Blossom

O Santander (SANB11) pode enfrentar um quadro de inadimplência pior do que o esperado, algo que pode ser observado após a análise de mais indicadores sobre a qualidade dos ativos de crédito do banco. A avaliação é do UBS BB.

A taxa de inadimplência reportada pelo Santander no quarto trimestre de 2022 foi de 3,1% – ou 0,06 ponto porcentual maior que a observada no terceiro trimestre.

Este indicador, calculado com base no padrão contábil BR GAAP, é o convencionalmente reportado pelos bancos e considera apenas empréstimos que estão sem pagamento há pelo menos 90 dias.

No entanto, em outro padrão contábil, o IFRS, a taxa de inadimplência do Santander não só foi bem maior – de 7,6% -, como também aumentou muito mais em relação ao terceiro trimestre – em 0,94 ponto porcentual.

É que, neste caso, o Santander precisa considerar também empréstimos que podem ficar inadimplentes – como aqueles feitos à Americanas (AMER3).

“A diferença entre o IFRS e o BR GAAP já está alta e deve se expandir ainda mais com a esperada deterioração na qualidade dos ativos de crédito do segmento corporativo”, disse o UBS BB em relatório, acrescentando que esta tendência deve direcionar a atenção do mercado à taxa de inadimplência padrão IFRS.

Veja mais:

Outra conclusão do UBS BB com base nestas informações é que o Santander pode precisar separar mais recursos para cobrir eventuais perdas com calotes.

Sob o padrão BR GAAP, a relação entre essas reservas e os empréstimos inadimplentes é de 230% – ou seja, haveria recursos mais que suficientes para cobrir as perdas com os maus devedores.

No entanto, pelo padrão IFRS, esse índice de cobertura cai para 93%, sugerindo que ainda faltaria separar um pouco mais de recursos para cobrir as perdas. “O colchão mostrado em BR GAAP fica muito menor quando se usa abordagens alternativas para calcular a inadimplência”, disse o UBS BB.

O UBS BB atribui recomendação neutra para as units do Santander Brasil, com preço-alvo em R$ 31. Nesta sexta-feira (3), por volta das 11h50, as units do Santander caíam 0,58%, para R$ 27,24.

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.