Reta final da transição e IGP-M de dezembro – veja o que importa na semana

Mercado ainda acompanha a divulgação de dados sobre a criação de emprego

Foto: Shutterstock/Travis Wolfe

Na última semana de 2022, os investidores acompanham a reta final da transição de poder entre os governos Bolsonaro e Lula em um clima de tensão.

No sábado (24), um empresário foi preso com armas e bombas em Brasília (DF) e confessou ter colocado uma bomba num caminhão-tanque. O homem planejava cometer um atentado para impedir a troca de governo.

Os investidores também estarão de olho em dados que mostrarão o comportamento da inflação em dezembro e no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de novembro.

Hoje as bolsas americanas e da Europa permanecem fechadas por causa do feriado de Natal, e na sexta-feira (30) será a vez de o mercado brasileiro não abrir.

Na semana passada, após semanas de negociação intensa, o Congresso promulgou a PEC da Transição, que abrirá espaço para R$ 168 bilhões, entre despesas e receitas, para gastos em 2023.

Enquanto os investidores calculam qual será o cenário fiscal para o ano que vem, monitoram também dados de preços neste final de ano. Na sexta-feira (29), a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) fechado de dezembro.

Após registrar queda de 0,59% em novembro, o IGP-10 deste mês mostrou alta de 0,36%, acima da média das expectativas, revelando que após um período de trégua a alta de preços volta a incomodar.

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) reforçou neste mês que o colegiado vê um cenário de elevada incerteza fiscal e que poderá voltar a subir a taxa básica (Selic), que foi mantida em 13,75% ao ano, se a inflação não ceder como o esperado.

Leia mais:
Ata do Copom: Incerteza fiscal é elevada e BC poderá voltar a subir juros se necessário

Caged de novembro

Os investidores ainda acompanham a divulgação do Caged de novembro. O desempenho do emprego com carteira assinada no final do ano ajudará a determinar até que ponto o mercado de trabalho ainda está aquecido (e gerando pressões inflacionárias no Brasil).

A taxa de desemprego medida pelo IBGE referente ao mês passado só será informada em janeiro. O órgão adiou a divulgação para conseguir realizar a coleta do Censo Demográfico de 2022.

Confira abaixo a agenda completa:

Segunda-feira 

Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com as projeções de analistas para inflação, juros, câmbio e PIB.

Terça-feira

Às 9h30, o Banco Central publica a nota de crédito de novembro, com informações sobre concessões de crédito, taxas de juros e inadimplência.

Quarta-feira

Às 10h, o Ministério do Trabalho e Previdência informa o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de novembro.

Quinta-feira

Às 9h30, o Banco Central informa a nota de política fiscal de novembro.

Sexta-feira

Às 8h, a FGV informa o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de dezembro.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.