Quem vai entrar no Ibovespa? Itaú BBA aposta na SLC Agrícola (SLCE3)

Outras empresas também estão perto de ingressar - entre elas Porto Seguro Seguros (PSSA3), Raízen (RAIZ4) e Arezzo (ARZZ3)

Faltando pouco menos de um mês para a primeira prévia da próxima carteira do Ibovespa, o mercado começa a fazer contas para saber quais ações podem entrar no índice e ganhar um empurrãozinho no preço. Para o Itaú BBA, a SLC Agrícola (SLCE3) é a candidata com mais chances de ingressar.

O banco, ressalta, porém, que outras ações também estão muito perto de cumprir os requisitos necessários para fazer parte do Ibovespa, citando especificamente Porto Seguro Seguros (PSSA3), Raízen (RAIZ4) e Arezzo (ARZZ3).

“Nosso modelo não prevê exclusões neste momento, mas vale mencionar que a JHSF3 está perto da barreira de expulsão”, acrescentou o banco.

A primeira prévia da nova carteira do Ibovespa será divulgada em 1º de abril. As empresas que entram no índice passam por um período de aumento na demanda por seus papéis porque vários fundos que replicam a carteira do Ibovespa precisam incluí-las entre seus ativos.

Critérios da carteira do Ibovespa

Em janeiro, maio e setembro de todos os anos, a B3 coloca em prática uma reavaliação da carteira teórica do maior índice acionário da Bolsa brasileira, com base nos critérios objetivos traçados. Entre eles, estão:

  • Regularidade de negociação dos ativos (participação em 95% dos pregões durante a vigência da última carteira);
  • Não estar em recuperação judicial;
  • Não ser penny stock (papéis negociados na casa dos centavos);
  • Ter volume financeiro significativo (participação de ao menos 0,1% do volume negociado durante a vigência das três carteiras anteriores, ou 12 meses).

A carteira teórica do Ibovespa também não inclui Brazilian Depositary Receipts (BDRs) de empresas estrangeiras ou mesmo de brasileiras.

O evento é importante pois as ações de empresas que são incluídas no Ibovespa costumam ser alvo de compra por parte dos fundos, sobretudo os passivos que acompanham o índice, o que aumenta a negociação delas perto da data do anúncio do rebalanceamento.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.