Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Queda nas vendas do varejo vai continuar em janeiro, segundo previsões do IDV

Pesquisa mostra piora nas expectativas para os próximos meses

Foto: Shutterstock/CactusStudio

As expectativas de receita das empresas do varejo para os próximos meses voltaram a cair, em especial no início de 2023. É o que mostram dados publicados nesta quarta-feira (23) pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

O levantamento indica queda de 1% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado, já descontada a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Na pesquisa anterior, a expectativa era retração de 0,5%.

Para dezembro, as empresas projetam retração de 3,6%, ante perspectiva de 3,2% no último levantamento. A receita do setor deve piorar em janeiro, com tombo de 6,4% em comparação ao mesmo período de 2022. Ainda não havia sido publicada projeção para o primeiro mês do próximo ano.

Segundo o IDV, a piora das perspectivas é reflexo dos impactos políticos e da redução de impostos de diversas categorias na economia.

Os associados ao IDV incluem grandes empresas varejistas de capital aberto, como Americanas (AMER3), Carrefour (CRFB3), Pão de Açúcar (PCAR3), Soma (SOMA3), Renner (LREN3), Magazine Luiza (MGLU3), Marisa (AMAR3), Petz (PETZ3), Raia Drogasil (RADL3), Via Varejo (VIIA3) e Vivara (VIVA3).

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.