Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Qual o fundo de investimento imobiliário mais barato? Confira o ranking da Órama

Lista mostra os fundos que estão mais baratos em relação ao valor patrimonial, e com maiores taxas de retorno ao investidor

Foto: Shutterstock/Donatas Dabravolskas

Diante de mais de 440 opções de fundo de investimento imobiliário (FII) listados na B3, fica difícil para o investidor acompanhar as melhores oportunidades e mudanças nesse mercado. Afinal, qual é o FII com a melhor relação entre custo e benefício?

A Órama fez as contas e montou um ranking baseado em dois indicadores muito usados pelo mercado: o preço sobre o valor patrimonial da cota (P/VP) e o dividend yield.

O primeiro mostra se o preço da cota está acima ou abaixo do valor que ela representa no patrimônio do fundo. O segundo mede o retorno proporcionado pelos rendimentos dos FIIs em relação ao valor das cotas.

A metodologia usada dá uma pontuação alta para FIIs que pagam uma proporção maior de rendimentos em relação ao valor das cotas e que são negociados com desconto em relação ao valor patrimonial.

Sob estes critérios, o fundo de investimento imobiliário que representa a melhor oportunidade é, de longe, o XP Properties (XPPR11), com uma pontuação de 2,74.

A Órama ressalta que o P/VP deste FII é de 0,5 – ou seja, a cota negocia à metade do valor justo, do ponto de vista patrimonial – e que o rendimento do fundo em 12 meses é de 13,56%, muito próximo ao nível atual da Selic, a taxa básica de juros, de 13,75% ao ano.

Em segundo lugar, está o FII Tordesilhas (TORD11), com uma pontuação de 2,13, seguido pelo Hectare (HCTR11), com 2,04 pontos.

A lista de FIIs considera apenas os fundos com liquidez média diária acima de R$ 300 mil, a fim de mitigar impactos de distorções de preço e rentabilidade.

Vale destacar que a análise feita pela Órama é baseada apenas em indicadores quantitativos, e que cada FII tem características específicas. Na hora de escolher um investimento, diz a corretora, é preciso levar em consideração a qualidade dos ativos do fundo, a experiência do time de gestão e as perspectivas para aquela carteira diante do cenário macroeconômico.

Veja abaixo o ranking de cada segmento.

 

 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.