Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Quais são as ações que devem surfar a nova maré da Bolsa? Weg (WEGE3) está na lista

Para equipe da Guide, empresas produtoras de commodities estão perdendo o brilho, enquanto varejo e construção estão ganhando destaque

Foto: Shutterstock

A maré do mercado de ações brasileiro está mudando e, com isso, as ações que mais se valorizaram no início de 2022 – como as de empresas vinculadas à produção de commodities – estão perdendo espaço (e valor) para dar lugar àquelas que sofreram durante boa parte do primeiro semestre – caso das companhias de varejo -, aponta um relatório publicado pela Guide.

No documento, os analistas da corretora apontam que os papéis de companhias relacionadas à produção de matérias-primas estão entre as maiores quedas nos últimos 30 dias.

Nessa lista, entram Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4) e SLC Agrícola, por exemplo, que acumulam perdas de 16%, 12% e 21% no período citado, respectivamente.

Em paralelo, empresas que consomem commodities estão entre as maiores altas, assim como as que se beneficiariam de uma queda nos juros, como construtoras e companhias que ainda estão em fase de expansão.

“Em linhas gerais, o mercado está começando a precificar o fim do ciclo das commodities e, consequentemente, o fim da inflação alta e o fim do ciclo de aumento de juros”, diz o relatório da Guide. “Este padrão tende a ser reforçado quando os sinais de redução na inflação ficarem mais claros, particularmente nos Estados Unidos.”

Na lista de empresas que devem ser favorecidas pelo novo cenário, estão as que estão em fase de crescimento e de comércio eletrônico, que são vistas pelo mercado como integrantes do setor de tecnologia. Weg (WEGE3) e Petz (PETZ3) entram no grupo de empresas de crescimento fora de tecnologia e Totvs (TOTS3) e Americanas (AMER3), na lista de tecnologia.

As empresas cujo resultado está mais vinculado ao desempenho da economia em geral também podem se beneficiar, como do setor de construção e de comércio.

“Além das construtoras, vemos empresas de varejo de vestuário como bastante cíclicas e que também devem continuar mostrando desempenho melhor que o Ibovespa nos próximos meses caso nossa previsão de queda da inflação se confirme. Neste grupo, destacamos Cyrela (CYRE3) e Lojas Renner (LREN3)”, disse a Guide.

O último grupo que sobe com a nova maré da Bolsa é o de empresas com grande consumo de matérias-primas. “Com o fim do ciclo de alta das commodities, é mais provável que as melhores performances passem dos ‘produtores’ para ‘consumidores’ de commodities como Ambev (ABEV3), BRF (BRFS3) e empresas menores como M Dias Branco (MDIA3) e Camil (CAML3).”

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.