Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Produção industrial recua 1,2% em novembro, diz IBGE

[vc_column width=”1/1″][vc_column_text css=”.vc_custom_1578577736324{padding-right: 13% !important;padding-left: 13% !important;}”]

A produção industrial no Brasil recuou 1,2% em novembro no comparativo com outubro, quebrando a sequência de altas dos três meses anteriores. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quinta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o pior resultado para o mês desde 2015, quando os dados caíram 1,9%.

Leia também: IBGE: produção industrial cresce 0,8% em outubro

Segundo o IBGE, de janeiro a novembro de 2019, o indicador acumulou queda de 1,1%, enquanto em 12 meses houve recuo de 1,3%.

“A queda verificada em novembro eliminou uma parte importante do crescimento atingido nos meses anteriores, sendo que 16 categorias, dentre as 26 avaliadas, tiveram queda”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo.

O resultado aponta que o segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias foi uma das principais influências negativas, atingindo -4,4%. O grupo de produtos alimentícios também enfrentou uma queda forte (-3,3%), eliminando quase toda expansão reportada no mês anterior (3,6%).

“O crescimento vinha sendo alavancado pelo aumento nas exportações de carne e da produção de açúcar. A carne continua em expansão, mas o açúcar tem uma volatilidade maior, tanto por conta de condições climáticas quanto em função da demanda por etanol, que também é produto da cana-de-açúcar”, informou Macedo.

Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

[/vc_column_text][/vc_column]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.