A produção industrial no Brasil cresceu em 10 dos 15 locais pesquisados entre agosto e setembro, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (Produção Física Regional) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao todo, a indústria nacional teve um avanço de 0,3% em setembro frente a agosto. O resultado foi o mesmo do comparativo de agosto com julho.
Leia também: resultado industrial de agosto
Em São Paulo houve queda de 1,4%, assim como no Pará (-8,3%), Amazonas (-1,6%) e Rio de Janeiro (-0,6%). Em contrapartida, a Bahia registrou o maior aumento da pesquisa do órgão público, atingindo crescimento de 4,3%, seguida por:
- Região Nordeste: 3,3%
- Rio Grande do Sul: 2,9%
- Espírito Santo: 2,5%
- Minas Gerais: 2,4%
- Pernambuco: 2,3%
- Santa Catarina: 2,1%
- Mato Grosso: 2%
- Paraná: 1,3%
- Ceará: 0,2%
No comparativo com o mesmo período de 2018, a pesquisa mostrou queda na maioria dos lugares consultados pelo IBGE. Apenas seis locais dos quinze pesquisados tiveram aumento, sendo que, na média global, a indústria nacional obteve crescimento de 1,1% entre setembro deste ano em relação ao mesmo intervalo de tempo de 2018.
Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr