Em anúncio por meio de fato relevante nesta sexta-feira (30), a Enauta (ENAT3) informou aos acionistas e ao mercado que houve uma interrupção da produção do Campo de Manati devido à redução da demanda por gás.
O operador do campo e comprador do gás produzido por Manati, a Petrobras (PETR4/PETR3), disse que a redução é “uma ocorrência usual” e não significa que haverá alterações contratuais.
O gás produzido é vendido na totalidade para a Petrobras, sendo que o impacto financeiro da redução da produção é limitado por um volume mínimo de compra.
Até o dia 29 de setembro, a produção média diária de Manati apresentava queda de 29% em comparação ao mês de agosto. A Enauta detém 45% de participação no campo.
O que achamos?
A empresa possui dois campos de operações, Manati e Atlanta, sendo que o último já havia sofrido interrupções na produção devido às manutenções prolongadas no mês de agosto.
Esta redução na produção do campo de Manati, só pressiona ainda mais as margens da empresa – uma vez que a produção e a receita caem, mas o custo fixo mantém-se igual.
Portanto, a produção que já havia sido 18% inferior no segundo trimestre em comparação com igual período de 2021, deve ter os resultados do terceiro e quarto afetado por menores volumes de vendas.
Apesar do limite contratual de volume mínimo de compra pela Petrobras, a Enauta deve sentir um impacto de mais de R$ 30 milhões a menos na receita líquida do quarto trimestre, caso a demanda se mantenha reduzida.
Como as ações devem reagir?
A notícia não é nada boa, uma vez que em setembro este volume já foi menor e deve afetar as receitas do respectivo trimestre.
Portanto, os investidores devem olhar com pessimismo para o fechamento do ano da Enauta e os papéis devem abrir em queda neste pregão de sexta-feira.
Os papéis acumulam alta de 6,14% no ano.
*O Pré-Trade é publicado diariamente pela Agência TradeMap, sempre antes da abertura da Bolsa, e se propõe a indicar como investidores podem reagir no pregão em reação a alguma notícia ou fato novo que tenha relação com uma ação específica em sua carteira. O conteúdo se destina a fins informativos e não deve ser interpretado como nenhum tipo de recomendação de investimentos.