Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Powell evita falar de juros em discurso e bolsas dos EUA sobem

Em breve discurso gravado, o presidente do Fed abordou somente o tema de bancos comunitários, o que trouxe alívio aos mercados

Foto: Shutterstock

As bolsas americanas, que operavam mistas na manhã desta quarta-feira (28), passaram a subir com mais força com uma “não notícia”: Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (banco central americano), decidiu evitar abordar temas como juros ou inflação na sua participação em uma conferência.

Em um breve discurso gravado, Powell limitou-se a falar sobre bancos comunitários, que é o tema do evento que acontece entre hoje e amanhã.

Em reação, os principais índices americanos ou intensificaram os ganhos ou passaram a subir: o Dow Jones e o S&P 500, que subiam 0,10% e 0,11% antes da transmissão, passaram a operar em alta de 0,79% e 0,82% (cotações registradas às 11h35). Já o Nasdaq, que caía 0,25%, virou para alta e era negociado com ganhos de 0,65%.

Na semana passada, o Fed voltou a elevar os juros da maior economia do mundo em 0,75 ponto percentual, ao mesmo tempo em que indicou que o ciclo de aperto monetário durará ainda mais do que o imaginado. A percepção de que a economia americana pode entrar em recessão impulsionou o dólar e provocou a queda das bolsas.

Leia mais:
Mercados têm reação negativa após Fed sinalizar ciclo de juros maior que esperado nos EUA

Na ocasião, Powell defendeu que é preciso levar a taxa de juros para um patamar restritivo e mantê-la por lá até a inflação voltar à meta de 2% – o BC dos EUA acredita que este nível será alcançado somente em 2025.

 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.