Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Por que a Localiza (RENT3) preocupa os analistas do Goldman Sachs, apesar da visão otimista

Apesar das preocupações, o banco vê a empresa bem posicionada para se beneficiar de uma provável retomada do setor

Foto: Shutterstock/XArtProduction

Apesar de ter uma visão otimista da Localiza (RENT3), o Goldman Sachs tem duas preocupações relacionadas à empresa daqui para frente, que dizem respeito ao ambiente competitivo e à depreciação dos automóveis.

Em relatório publicado nesta sexta-feira (9), os analistas Bruno Amorim, Joao Frizo e Guilherme Martins alertam sobre a capacidade de a Localiza aumentar os preços, ganhar participação de mercado e o tamanho da depreciação dos veículos.

Isso porque, na visão do banco, desde 2019, a Selic passou de um patamar baixo para 13,75% ao ano, aumento da inflação e preços de carros novos mais altos. Segundo os analistas, hoje a empresa adquire um carro pagando 95% mais do que em 2019.

“Contudo, embora reconheçamos que um crescimento potencialmente mais fraco e uma inflação mais alta podem representar desafios para a Localiza, acreditamos que a empresa está em melhor posição frente aos demais players do segmento”, afirma o banco.

Para o Goldman, essa melhor posição deve se traduzir em maior rentabilidade para a companhia. Como exemplo, o banco cita a Movida (MOVI3), principal concorrente da empresa, que acelerou seu ritmo de crescimento durante a pandemia, o que levou a atingir uma alavancagem de 3,1 vezes no terceiro trimestre, enquanto na Localiza é de 2,8 vezes.

Além disso, a Movida adquiriu veículos à medida que os preços dos carros subiam, enquanto a Localiza será obrigada a renovar grande parte de sua frota agora.

“Daqui para frente, apesar de preços de carros mais altos em relação a 2020-2021, acreditamos que os descontos dos carros novos para locadoras de veículos estão de volta, pelo menos parcialmente”, explicam os analistas. “Além disso, à medida que as restrições de oferta de carros novos diminuem, o mix de aquisições deve melhorar também”, acrescentam.

Sobre a depreciação dos automóveis, principal preocupação dos investidores quando o assunto é a Localiza, de acordo com o banco, houve um forte aumento no terceiro trimestre deste ano, que tem a ver com a aceleração de venda de veículos mais antigos, que estão depreciados, além de ter adquirido veículos em piores condições comerciais durante a pandemia.

Em relação ao curto prazo, o banco vê a normalização das margens dos seminovos, maior depreciação e altas taxas de juros impedindo um crescimento significativo do lucro em 2023.

Mesmo assim, os analistas do Goldman veem a Localiza bem posicionada para se beneficiar de uma provável retomada do crescimento, à medida que a oferta de carros novos se normalize.

Por volta de 11h24, o papel ordinário da empresa opera em baixa de 0,24%, a R$ 53,56.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.