O novo presidente da Petrobras (PETR4) pode ser Aloizio Mercadante (PT), ex-ministro da educação, segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
De acordo com a publicação, Mercadante “é um nome muito forte para ocupar a presidência da empresa”. Segundo Jardim, o ex-ministro foi peça importante na campanha eleitoral do PT, que consagrou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como próximo presidente do país.
A coluna informou ser possível ex-ministros petistas assumirem outros cargos para além de ministérios, o que seria o caso de Mercadante na presidência da Petrobras.
“A empresa é mais relevante que a maioria dos ministérios ou do que o BNDES [Banco de Desenvolvimento Econômico e Social]. A possibilidade de Mercadante comandar a maior estatal da América Latina é hoje mais forte”, afirma Lauro Jardim.
Na Petrobras, o atual presidente está de saída. Caio Paes de Andrade foi anunciado na semana passada como o futuro secretário de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo, que será governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) a partir do ano que vem.