Petrobras (PETR4): B3 reduz limite de ações preferenciais em circulação e eleva o de alugadas

Além do free float, a Bolsa aumentou o limite de ações que podem ser alugadas por investidores, passando de 10% para 25%

Foto: Shutterstock/Antonio Salaverry

A B3 diminuiu o limite de opções listadas de ações da Petrobras (PETR4) dos atuais 55% para 35% do chamado free float (percentual de ações de uma empresa em circulação na Bolsa), a partir desta quarta-feira (7).

Vale lembrar que a ação preferencial da estatal, que usa o ticker PETR4, é o papel de maior liquidez da empresa, no qual o acionista não tem direito a voto. Na sequência, aparece a ação ordinária, sob o ticker PETR3, no qual o investidor tem direito a voto.

Por outro lado, além do free float, a B3 aumentou o limite de ações que podem ser alugadas por investidores, passando de 10% para 25%. Com isso, há uma quantidade maior na qual o investidor pode apostar na queda do papel.

Em relação às operações a termo, a ação preferencial da estatal passou do limite de 10% para 15%, enquanto a operação futuro permanece com o percentual de 5%.

Nesta terça-feira (6), o papel preferencial da estatal encerrou em leve alta de 0,08%, a R$ 25,64, enquanto a ação ordinária caiu 0,17%, a R$ 29,18.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.