Petrobras (PETR4) amplia acordo com Equinor para avaliar geração eólica offshore

Iniciativa faz parte da parceria firmada entre as empresas em 2018, que já rendeu as construções dos parques eólicos Aracatu I e II

Foto: Shutterstock/Saulo Ferreira Angelo

Em linha com a diretriz focada na transição energética, a Petrobras (PETR4; PETR3) anunciou na noite desta segunda-feira (6) que ampliou um acordo com a norueguesa Equinor para avaliar a possibilidade de construção de sete projetos de geração eólica offshore na costa brasileira, com potencial para gerar até 14,5 GW (gigawatts).

O acordo faz parte da parceria assinada entre as empresas em 2018, no qual rendeu as construções dos parques eólicos Aracatu I e II, localizados entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

No comunicado, a estatal informa que o novo acordo prevê a viabilidade de parques eólicos de Mangara (na costa do Piauí); Ibitucatu (costa do Ceará); Colibri (divisa litorânea entre o Rio Grande do Norte e Ceará), além de Atobá e Ibituassu (ambos na costa do Rio Grande do Sul) – totalizando sete projetos, com prazo de vigência até 2028.

“Esse acordo vai abrir caminhos para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial eólico offshore do nosso país e impulsionando nossa trajetória em direção à transição energética”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

No plano estratégico da Petrobras para o período de 2023 a 2027, anunciado no ano passado, a eólica offshore é um dos segmentos que serão priorizados.

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Destaques econômicos da próxima semana

Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   Segunda-feira (31/03/2025)   08:25 – BrasilBoletim FocusO Banco Central do Brasil divulgará o Boletim Focus às

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.