É comum no noticiário atual vermos as taxas de juros caindo em cada reunião do Comitê de Política Monetária – COPOM, reflexo de uma economia com a inflação baixa. Hoje a SELIC está em 6,5% ao ano, um patamar baixo para os padrões brasileiros dos últimos anos.

Fonte: Banco Central
Mas como isso afeta seus investimentos? E como saber qual a perspectiva para os próximos anos dos Juros no Brasil?
Em primeiro lugar, os juros determinados pelo COPOM alteram diretamente o valor recebido pelos rendimentos do Tesouro Selic 2025 (antigamente chamado de LFT).
-
Lista de Tesouro Direto filtrado no TradeMap -
Lista de Tesouro Direto no Site do Tesouro Nacional
Indiretamente também, a queda dos juros também afeta os valores dos títulos Prefixados e as Ações, aumentando seu valor, por torna-los mais atrativos em relação aos títulos ligados à Selic. O contrário também vale: uma alta dos Juros derruba o preço dos títulos Pre e dos papéis da bolsa.
Sobre a segunda pergunta, o próprio mercado financeiro já traz um “balizador” para a perspectiva de Juros no futuro: são os contratos de Juros Futuros da B3!

Esses contratos mostram a que taxa os agentes do mercado estão apostando que estará o Juros DI (que é basicamente a mesma taxa da Selic), então dão uma boa referência para os juros futuros!
Entenda a perspectiva dos Juros Pre e Pos para os próximos anos através do gráfico a seguir com:
A curva de contratos futuros do DI em Azul
O Tesouro Prefixado 2025 em Verde
Mesmo assim, o Tesouro Selic 2025 é um produto excelente para se começar a investir, pois ele sempre traz rendimentos positivos, rende sempre mais que a poupança (a partir de 6 meses de aplicação) e ainda está protege o investidor de eventuais crises econômicas, pois a taxa de rendimento acompanha sempre os juros do país!