Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Payroll nos EUA mostra mercado de trabalho ainda forte, e bolsas tombam

Foram criadas 263 mil vagas em novembro, bem acima das 200 mil esperadas por analistas

Foto: Shutterstock/ShutterstockProfessional

Os Estados Unidos criaram 263 mil postos de trabalho em novembro, mostrando um mercado de trabalho ainda aquecido na maior economia do mundo, segundo dados do payroll divulgados pelo escritório de estatísticas trabalhistas (BLS) nesta sexta (2). A taxa de desemprego permaneceu inalterada em 3,7%.

O número veio acima das 200 mil vagas projetadas por analistas de mercado e mostrou desaceleração na comparação com outubro, quando 284 mil empregos foram criados, segundo dados revisados para cima da BLS. O ganho médio por hora dos trabalhadores subiu US$ 0,18 centavos, a US$ 32,82. Nos últimos 12 meses, o aumento é de 5,1%.

Os índices futuros americanos, que operavam perto da estabilidade antes do número sair, às 10h30, passaram a cair com força com o resultado, com os investidores vendo uma probabilidade maior de o atual ciclo de aumento de juros pelo Federal Reserve (BC dos EUA) chegue no final de 2023 com a taxa na faixa entre 4,50% e 4,75%.

A aposta majoritária anterior era de juros finais entre 4,25% e 4,50%.

Leia mais: 
Powell reforça sinal de que alta de juros nos EUA vai desacelerar em dezembro e impulsiona bolsas

Por volta das 10h50, o Dow Jones recuava 1,11%, o S&P 500 tombava 1,43% e o Nasdaq perdia 2,31%. Dados do CME Group mostram que, apesar disso, 70% dos investidores continuam a ver o Fed reduzindo o ritmo de alta de juros neste mês, a 0,50 ponto percentual.

 

 

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.