Depois de paralisar as operações do Campo de Frade por nove dias devido a uma avaria em uma linha de gás, a Prio (PRIO3), antiga PetroRio, registrou queda de 12,8% em sua produção de agosto, na comparação com o mês anterior.
Assim, a companhia fechou o mês de agosto com produção diária de, em média, 40,832 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd). As informações são de prévia operacional publicada na noite desta terça-feira (6).
O Campo de Frade, no litoral do Rio de Janeiro, é responsável pela maior parte da produção da Prio. Em agosto, a empresa extraiu 23,037 mil boepd por dia da região, o equivalente a 56,4% de sua produção diária. Na comparação com julho, a produção do Campo de Frade caiu 19,2%.
No dia 15 de agosto, data de anúncio da interrupção da produção na região, a companhia informou que o motivo seria “uma avaria na linha de gás inerte do FPSO [navio-plataforma para a produção de armazenamento de petróleo e gás natural]”, e que a retomada das atividades deveria levar entre cinco e sete dias.
A projeção era que, com a interrupção, a empresa poderia deixar de produzir entre 142 mil e 200 mil barris de petróleo em agosto.
Além da produção, as vendas de óleo também apresentaram queda entre julho e agosto, de 8,6%, fechando o mês a 908,634 mil barris.