Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Para XP, Bolsa pode subir impulsionada por investidor externo e voltar a ter IPOs em 2023

Corretora acredita que Bolsa pode atingir 125 mil pontos no ano que vem, impulsionada por investimento estrangeiro e novos IPOs

Foto: Shutterstock/Diego Thomazini

O cenário de possível recessão nos Estados Unidos somado a incertezas com a China e inflação alta na Europa pode impulsionar os investimentos estrangeiros na Bolsa brasileira em 2023, na avaliação da XP.

Em evento para apresentar as perspectivas econômicas da empresa para o ano que vem, o estrategista-chefe da corretora, Fernando Ferreira, afirmou que vislumbra um interesse alto dos investidores internacionais com o Brasil, pelo fato da B3 ter uma exposição grande a ações ligadas a commodities e avaliando que a Bolsa está “barata”.

“Somado a isso, as outras opções para os investidores globais pioraram demais. Ele olha para a China e vê problemas, Europa nem se fala e EUA com uma possível recessão. Com isso, Brasil e México viraram países que o investidor está interessado”, comenta Ferreira.

O México se beneficia, na visão do estrategista, por uma saída de multinacionais da China buscando outros países para alocarem capital.

Neste ano, o Brasil já soma quase R$ 100 bilhões alocados por investidores de fora, um recorde para a Bolsa. Sem entrar em projeções, Ferreira vê um 2023 com um número ainda alto.

Diante esse cenário, a corretora projeta que o Ibovespa encerre o ano que vem em 125 mil pontos, 15 mil acima do patamar atual. Apesar disso, a XP ainda considera outros cenários para o índice.

No cenário mais otimista, que consideraria uma taxa de juros recuando no ano que vem, o Ibovespa poderia atingir os 150 mil pontos. Contudo, no cenário mais pessimista, que considera uma nova alta nos juros brasileiros e uma recessão global “mais profunda” em 2023, o índice pode encerrar 2023 aos 90 mil pontos.

Para XP, janela de IPOs pode voltar em 2023

Na avaliação deFerreira, esse apetite do investidor estrangeiro pelo mercado brasileiro pode ajudar a Bolsa a ganhar novos entrantes.

Após um ano de 2022 sem nenhum IPO, ou seja, sem nenhuma empresa abrir capital na B3, ele espera que 2023 seja diferente.

“É só a volatilidade local causada pelas incertezas macroeconômicas diminuir que achamos que a janela de IPOs pode voltar a abrir. Temos uma gama de boas empresas que estavam se preparando para vir ao mercado. O sentimento do investidor de fora pode ajudar esse processo”, comenta.

Na contramão do investidor que vem de fora, ele acredita que o investidor brasileiro ainda deve preferir apostar na renda fixa em relação à renda varíavel no ano que vem, pelo alto nível da taxa juros brasileira. Na expectativa da XP, a Selic deve permanecer nos 13,75% ao ano em 2023.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.