O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai vender parte das ações que detém no grupo Éxito, da Colômbia. A venda ocorrerá no âmbito de uma recompra de ações proposta pelo próprio grupo Éxito.
Atualmente, o GPA possui 96,57% do capital social do Éxito, sendo 91,57% detidos diretamente pelo grupo e outros 5% por uma subsidiária.
O plano de recompra autoriza cada acionista a vender até 3,40% da fatia que detém na companhia. Com isso, o GPA pretende vender 13.935.798 de ações, e a subsidiária, 760.927 ações.
O GPA resolveu realizar esse programa de recompra devido a uma “alta valorização da Éxito em virtude do preço sugerido de suas ações”, conforme avaliado por uma consultoria externa.
De acordo com o grupo, considerando o valor de venda de cada ação, o valor bruto total de venda equivalerá a aproximadamente R$ 386,7 milhões.
Segundo o comunicado, por conta de procedimentos regulatórios da Colômbia, o GPA receberá esse valor das ações vendidas até o segundo trimestre deste ano. “A adesão ao plano de recompra não afetará a condição do GPA de controlador de Éxito”, finalizou o grupo.