Depois de receber os resultados de estudos sobre a potencial segregação de sua operação colombiana, o Éxito, o Pão de Açúcar (PCAR3) comunicou ao mercado, na noite desta segunda-feira (5), que iniciará a preparação da implementação e tomará as medidas para a formalização da transação.
A expectativa do grupo, agora, é que a operação seja concluída no primeiro semestre de 2023.
“O conselho de administração do GPA considerou que a transação, que tem como objetivo aumentar o valor de mercado das ações de GPA e Éxito separadamente, possui um potencial de destravamento de valor a ser capturado de forma isonômica por todos os acionistas do GPA”, afirma o comunicado.
A transação, de acordo com o comunicado, se dará por meio da distribuição de cerca de 83% das ações do Éxito atualmente detidas pelo GPA a seus acionistas, de modo que o grupo brasileiro ficará com uma participação minoritária de aproximadamente 13% na colombiana.
Depois da operação, as ações do GPA continuarão a ser negociados na B3 e na Bolsa de valores americana. As ações do Éxito, por sua vez, continuarão a ser negociadas na Colômbia, mas também passarão a ser listados no Brasil e nos Estados Unidos, com BDRs e ADRs, respectivamente.
Vale ressaltar que a efetiva implementação da transação depende da conclusão dos trabalhos preparatórios e da obtenção das aprovações necessárias, tanto de órgãos reguladores quanto dos acionistas do Pão de Açúcar.
Em meio a especulações sobre essa operação, as ações do Pão de Açúcar lideraram as altas do Ibovespa no pregão desta segunda-feira (5), fechando com avanço de 9,72%, a R$ 23,70.