Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

O que esperar dos resultados das empresas da Bolsa no 3º trimestre

Na TradeLive desta semana, os analistas do TradeMap conversaram sobre os principais balanços das empresas da Bolsa

Foto: Shutterstock

A temporada de balanços das empresas da Bolsa brasileira começará nesta semana, em meio a uma dinâmica local que contraria os pares externos. Os resultados das empresas listadas na B3 vêm à tona enquanto a economia local tem melhores perspectivas que o restante do mundo.

Os resultados das empresas ligadas às commodities devem mostrar mais um bom resultado da Petrobras (PETR4), a despeito da queda do Brent, com o custo de extração da petroleira ainda bem contido.

O analista CNPI do TradeMap Sergio Castro disse, na TradeLive desta semana, que rentabilidade da petroleira estatal deve continuar elevada, o que traz boas perspectivas para dividendos.

Para a Vale e o setor de mineração em geral, os números referentes ao período entre julho e setembro devem ser positivos, mas em menor magnitude ao ano passado, principalmente por conta da queda do minério de ferro. Olhando para frente, a possível recessão global em 2023 deve trazer algum tipo de volatilidade ao segmento.

No que se refere ao bancões, é esperado que Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) continuem se destacando, com crescimento do lucro e rentabilidade, junto a inadimplência nas rédeas. Do outro lado Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4) ainda preocupam com a queda da qualidade de crédito.

O setor de varejo pode usufruir de uma percepção maior de poder de compra por parte da população, já que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) vem de três meses consecutivos de deflação.

Dentre as grandes varejistas, Americanas (AMER3) é a que está melhor posicionada neste momento, com menor endividamento e alavancagem, então deve sofrer menos com despesas financeiras. 

Hoje, a previsão do mercado é de que o PIB do Brasil cresça quase 3%, ante uma projeção no início do ano de avanço praticamente nulo. Enquanto isso, a inflação também cede, o que deve impactar positivamente os resultados das empresas no terceiro trimestre.

Para saber o que esperar dos resultados das empresas no 3º trimestre deste ano, confira a TradeLive desta semana com os analistas CNPI do TradeMap Jader Lazarini e Sergio Castro.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.