O que a Amazon (AMZO34) disse para assustar o mercado e fazer ação despencar?

Empresa acha que pode zerar lucro operacional no quarto trimestre a depender de como forem as vendas de fim de ano

Foto: Sergei Elagin / Shutterstock.com

A Amazon divulgou resultados na noite de quinta-feira (27) e deixou os investidores preocupados.

Os números apresentados pela companhia nem foram tão negativos. O lucro por ação do terceiro trimestre, de US$ 0,28, ficou 20% acima do esperado, e a receita da companhia veio dentro do previsto, segundo a corretora e banco de investimentos Cantor Fitzgerald.

No entanto, o lucro operacional da Amazon caiu 48% em relação ao terceiro trimestre do ano passado e desapontou o mercado. Além disso, a empresa fez uma projeção de resultados fracos para o quarto trimestre – período das vendas de final de ano em que companhias como a Amazon costumam brilhar.

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

Nas contas da empresa, o lucro operacional pode chegar a até US$ 4 bilhões entre outubro e dezembro. Isso na ponta mais otimista das previsões. Na mais pessimista, o resultado pode ser zero. Especialistas esperavam uma projeção perto de US$ 4,66 bilhões, também de acordo com a Cantor Fitzgerald.

Em teleconferência sobre os resultados, o diretor financeiro da Amazon, Brian Olsavsky, explicou por que a empresa acha que pode simplesmente não ganhar dinheiro no fim do ano.

Segundo ele, o nível alto de inflação e dos preços de combustíveis em vários países e o aumento nos preços de energia prejudicaram o crescimento das vendas da Amazon, pois deixaram tanto os consumidores quanto as empresas mais cuidadosos na hora de abrir a carteira.

“Ao longo do terceiro trimestre vimos o crescimento nas vendas diminuir em muitos dos nossos negócios”, disse Olsavsky, acrescentando que a própria Amazon também está mais cuidadosa na hora de gastar.

“Nós também adotamos medidas para apertar o cinto, incluindo uma pausa nas contratações em algumas unidades e encerrando produtos e serviços em alguns locais para aplicar os recursos onde achamos que são mais bem gastos”, afirmou.

Veja também: 
Resultados de Microsoft (MSFT34) e Alphabet (GOGL34), dona do Google, desapontam e ações despencam

Assim como outras empresas de tecnologia que já divulgaram resultados, a Amazon também ressaltou que a valorização do dólar está prejudicando as vendas da companhia e que, no terceiro trimestre, o efeito negativo vindo do fortalecimento da moeda americana foi maior que o previsto.

A companhia calcula que o fator cambial reduziu em 4,6 pontos porcentuais o crescimento da receita entre julho e setembro. A Amazon esperava uma diminuição menos intensa, de 3,9 pontos porcentuais.

“Foi principalmente nas operações internacionais que vimos o maior impacto. Achamos que isso está ligado ao ambiente de recessão lá fora. Em comparação aos Estados Unidos, a Europa está pior no momento”, disse Olsavsky.

Como era de se esperar, diante destas projeções, as ações da Amazon caíam 14% no pré-mercado dos EUA por volta das 10h10, a US$ 96,54.

Em relatório, a Cantor Fitzgerald afirma que os papéis da Amazon estão caindo não só por causa dos resultados divulgados ontem, mas também devido à pressão negativa que paira sobre as ações ligadas ao setor de tecnologia de forma geral.

O papel da companhia cai mais de 30% em 2022, enquanto os de tecnologia recuam 42%, em média.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.