Ibovespa sobe 1,29% na 6ª feira e volta aos 114 mil pontos; resultados corporativos nos EUA estão no radar

Foto: DepositPhotos

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em alta de 1,29% na última sexta-feira, 15, aos 114.648 pontos. Na semana, o índice acumulou valorização de 1,61%. 

No cenário interno, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que fará o que for necessário para trazer a inflação para a meta de 3,7% em 2022, e que continuará a promover ajustes na taxa básica de juros, a Selic, enquanto for necessário.  

O Ibovespa encerrou o dia no campo positivo apesar da divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), que mostrou queda de 0,15% em agosto, pior do que o esperado pelo mercado.  

O destaque de alta do pregão ficou com as ações do Pão de Açúcar (PCAR3), que avançaram 11,85% após o anúncio da venda de 71 Lojas Extra Hiper para o Assaí. 

O bom humor no Brasil acompanhou o tom do mercado externo, em meio a resultados corporativos referentes ao terceiro trimestre melhores que o esperado.  

Nos Estados Unidos, a sessão ainda foi marcada por maior apetite a risco após divulgação de dados das vendas no varejo, que subiram 0,7% em setembro ante agosto. O resultado foi melhor do que o esperado pelo consenso Refinitiv, que previa queda de 0,2%.  

O índice Dow Jones avançou 1,09% na sexta, para 35.294 pontos; o S&P 500 teve alta de 0,75%, aos 4.471 pontos; e o Nasdaq subiu 0,50%, aos 14.897 pontos. 

Agenda Econômica 

Para esta segunda-feira, 18, a agenda econômica interna reserva a divulgação do Boletim Focus do Banco Central e a balança comercial parcial de outubro.  

Nos EUA, investidores deverão acompanhar dados de produção industrial de setembro e balanços corporativos que serão apresentados a semana. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.