Em um pregão marcado pelo vencimento de opções sobre o índice, o Ibovespa encerrou em alta de 1,14% nesta quarta-feira, 13, aos 113.456 pontos, um avanço mais expressivo em relação às bolsas externas.
Com a agenda interna mais esvaziada, investidores repercutiram dados de inflação vindos dos Estados Unidos e o teor da ata do Fomc, do Federal reserve (Fed, o banco central americano).
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mede a inflação no país, subiu 0,4% na passagem de agosto para setembro, levemente acima da estimativa de mercado, que projetava alta de 0,3% na base mensal.
A ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) confirmou o que o mercado já esperava: grande parte dos membros projeta o início de retirada de estímulos à economia (tapering).
Cerca de metade dos integrantes acredita que a primeira redução no ritmo líquido de aquisição provavelmente aconteça em dezembro, mas também considera probabilidade significativa para a diminuição começar em novembro.
No cenário doméstico, o destaque de alta da sessão ficou com os papéis de bancos digitais. As ações do Banco Pan (BPAN4) subiram 9,68%, acompanhadas pelos ativos preferenciais do Inter (BIDI4), que avançaram 8,65%, e suas units (BIDI11), com ganhos de 7,91%.
Do lado negativo, as ações da Vale (VALE3) lideraram as quedas, com recuo de 3,11%, seguidas pela Companha Siderúrgica Nacional (CSNA3), com baixa de 2,21%, acompanhando o recuo na cotação do minério de ferro.
O preço do minério passou a cair em decorrência de medidas da China de limitar a produção de aço, com impacto sobre a demanda das siderúrgicas.
Agenda Econômica
Para esta quinta-feira, 14, investidores deverão acompanhar a divulgação do volume de serviços de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos Estados Unidos, saem dados de pedidos de auxílio desemprego e de estoques de petróleo bruto, além de resultados financeiros corporativos relativos ao terceiro trimestre de 2021.
A agenda corporativa desta semana reserva os balanços do Goldman Sachs, Bank of America, Morgan Stanley, Wells Fargo e Citigroup.