Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa reverte queda e fecha em leve alta de 0,09% na 4ª feira; dados de emprego nos EUA e IPCA no Brasil estão no radar

Foto: Marivaldo Oliveira/Estadão Conteúdo

Após passar grande parte do dia em queda, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, inverteu o rumo e encerrou o pregão da quarta-feira em leve alta de 0,09%, aos 110.559 pontos. 

O índice acompanhou as bolsas internacionais, que amenizaram as perdas após o líder dos republicanos, Micth McConnel, sinalizar disposição para fechar um acordo com os democratas e suspender temporariamente o teto da dívida pública nos Estados Unidos.  

Em Wall Street, os principais índices acionários fecharam no campo positivo. O Dow Jones subiu 0,30%, para 34.416 pontos; o S&P 500 avançou 0,41%, aos 4.363 pontos; e o Nasdaq terminou o dia com alta de 0,47%, aos 14.501 pontos. 

Internamente, apesar do clima de maior alívio de ontem, investidores deverão seguir atentos ao cenário político doméstico, com indefinições a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios e da reforma tributária.  

Outro fator que deverá seguir no radar envolve os preços das commodities, que têm pressionado a inflação e despertado preocupações com relação a uma perspectiva de crescimento econômico mais lento. 

Varejo e Vale em alta 

Na última sessão, o destaque de alta ficou com o setor de varejo, apesar da divulgação de dados fracos das vendas em agosto, com queda de 3,1% na base mensal.  

A ação da Americanas (AMER3) subiu 7,87%, seguida por Magazine Luiza (MGLU3), com alta de 6,12%, Lojas Americanas (LAME4), que avançou 5,32%, e Via (VIIA3), com valorização de 3,69%. 

A elevação das ações do setor pode ser explicada pela perspectiva de melhoras nos resultados das empresas, considerando a proximidade da Black Friday e das festas de fim de ano, além do grande desconto que os papéis tiveram nos últimos tempos. 

Agenda Econômica 

Para esta quinta-feira, 07, a agenda econômica está mais esvaziada e reserva dados de pedidos iniciais por seguro desemprego nos EUA.  

As atenções recaem sobre sexta-feira, com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e do Relatório de Emprego (payroll) do mesmo mês, nos Estados Unidos. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.