Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa fecha estável na 5ª feira; investidores acompanham hoje dados de emprego nos EUA e IPCA no Brasil

Foto: DepositPhotos

O Ibovespa fechou a sessão desta quinta-feira, 07, perto da estabilidade, com leve alta de 0,02%, aos 110.585 pontos.  

O mercado externo foi pautado pelo bom humor, reflexo do acordo no Congresso americano para ampliar o teto de gastos públicos no país, afastando, ainda que temporariamente, o risco de um calote.  

Já o cenário interno mais tenso pressionou o índice, com indicadores fracos e pressões inflacionárias ofuscando o ânimo do exterior.  

Por aqui, os riscos fiscais e a crise hídrica seguem preocupando investidores, que também aguardam desfechos da reforma tributária e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios.  

No campo positivo do pregão, as ações do Banco Inter (BBIDI3;IDI4;BIDI11) dispararam 11,90%, 11,74% e 12,15%, respectivamente, após a divulgação de seu plano de reestruturação societária, com listagem das ações nos Estados Unidos.  

As empresas do setor de educação também impulsionaram o índice, com as perspectivas de melhora após a empresa Ser Educacional (SEER3) anunciar dados positivos em sua prévia operacional, com alta na captação de alunos.  

Os papéis da companhia (SEER3) encerraram com avanço de 9,52%, acompanhados pela Yduqs (YDUQ3), que subiu 11,23%, Ânima (ANIM3), com avanço de 5,78%, e Cogna (COGN3), que valorizou 4,32%. 

Do lado negativo, a ação da CVC (CVCB3) caiu 4,38% depois de ter sofrido um ataque criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação no último sábado, 02. 

A companhia comunicou hoje que alguns de seus sistemas permanecem interrompidos, afetando ainda suas operações.  

Destaque ainda para a baixa das empresas de varejo, com investidores preocupados com a pressão inflacionária e seu impacto sobre um aumento mais expressivo dos juros. 

A Via (VIIA3) recuou 4,31%, seguida pelo Magazine Luiza (MGLU3), com baixa de 2,91%, e por Lojas Americanas, que contraiu 2,82%. 

No exterior, as bolsas seguiram uma única direção: a positiva. O acordo para o teto da dívida e dados melhores que o esperado de pedidos de seguro-desemprego levam o mercado a acreditar que a economia americana vem se recuperando. 

Em Wall Street, o Dow Jones teve alta de 0,98%, para 34.754 pontos; o S&P 500 subiu 0,83%, aos 4.399 pontos; e o Nasdaq avançou 1,05%, aos 14.654 pontos. 

Agenda Econômica 

Para esta sexta-feira, 08, investidores deverão ficar atentos a dados importantes – tanto por aqui quanto no exterior. 

A agenda econômica interna reserva o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Nos Estados Unidos, sairá o tão esperado payroll, a criação de postos de trabalho no país em setembro, que poderá indicar se a economia americana está realmente se recuperando. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.