A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o rating nacional de Longo Prazo ‘A + (bra)’ da Guararapes (GUAR3) e de suas necessidades de debêntures quirografárias.
“O rating da Guararapes reflete o seu robusto perfil de negócios – beneficiado por uma operação integrada, que inclui uma rentável atividade financeira -, sua escala relevante e sua diversificação geográfica”, disse a Fitch, em nota à imprensa.
De acordo com o comunicado, a agência também revisou a perspectiva do rating corporativo da companhia de estável para positiva, o que indica uma expectativa de melhora gradual em sua geração operacional de caixa.
Além disso, a revisão representa uma projeção de retorno da margem de seu negócio para patamares mais normalizados, que deve resultar em uma alavancagem mais moderada em seus resultados financeiros a partir do próximo ano.
Apesar da revisão positiva, a Fitch destaca que a companhia conta com intensa concorrência em sua área de atuação.
O rating da Guararapes está um grau abaixo da C&A Modas, que conta com um rating nacional de Longo Prazo ‘AA- (bra)’ e perspectiva estável, devido à estrutura de capital menos alavancada desta última.
Segundo a agência, a Guararapes apresenta forte liquidez, o que mitiga a elevada concentração de vencimento de sua dívida até 2023.
“Ambas as empresas possuem liquidez adequada, e, à medida que a alavancagem da Guararapes melhore, a tendência é de que os ratings se equalizem”, disse a Fitch.
Em um dia de perda da Bolsa, as ações da empresa (GUAR3) recuavam 4,49% por volta das 16h11, negociadas a R$ 13,63.