Natura (NTCO3) é destaque negativo no Ibovespa após notícia sobre nova estratégia

Reportagem aponta que empresa pode optar por cisão de marcas internacionais

Foto: Shutterstock

Em um dia negativo para os mercados de ações globais e o doméstico, o papel da Natura (NTCO3) figurava entre as maiores perdas do principal índice da B3 no início dos negócios. O motivo: a possibilidade de a companhia fundir as marcas Natura e Avon e abandonar a ideia de ser uma plataforma global.

Por volta das 11h, a ação da empresa recuava 5,07%, avaliada a R$ 16,10, e registrava a segunda maior queda entre os componentes do Ibovespa.

Dentre 15 especialistas consultados pela Refinitiv, nove estão neutros em relação ao papel – ou seja, não recomendam nem a compra nem a venda. O seis restantes indicam a compra da ação, de acordo com dados disponíveis no TradeMap.

A notícia sobre as mudanças na Natura veio do site Reset. Segundo a publicação, o conselho de administração da empresa se reunirá na quarta e quinta-feira para discutir o futuro do modelo de negócio da empresa.

Além de aumentar o foco na América Latina, a Natura estaria avaliando a possibilidade de cisão da Aesop e da The Body Shop.

Vale ressaltar que, na primeira metade do ano, a Natura registrou aumento de receita somente na América Latina e na Aesop, após descontar do resultado a variação cambial. Na Avon e na The Body Shop, o faturamento foi mais de 10% menor em relação ao mesmo período de 2021.

As margens de lucro, no entanto, caíram em todas as divisões.

Fábio Barbosa, executivo-chefe da companhia há três meses, havia dito na época da divulgação dos resultados que os números apresentados pela Natura eram reflexo de “questões estruturais” da empresa que haviam sido identificadas e começariam a ser alteradas dali para frente.

“Se a companhia tivesse implementado essas mudanças no ano passado, o impacto teria sido uma redução anualizada de pelo menos 40% nas despesas corporativas recorrentes. Outras mudanças e economias estimadas serão anunciadas mais adiante”, informou ele, à época da divulgação do balanço.

Até o momento, a Natura não se manifestou sobre a reportagem do Reset.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.