Multiplan (MULT3) tem receita impulsionada por aluguéis e lucro sobe 87% no 3º trimestre

No período, a receita de locação cresceu 25% na comparação anual, para R$ 378,8 milhões

Foto: Shutterstock/Felipecbit

Resultado principalmente do aumento na receita com aluguéis, o lucro líquido da operadora de shopping centers Multiplan (MULT3) cresceu 87,2% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, para R$ 186,1 milhões – valor 53,1% acima do anotado no terceiro trimestre de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

No relatório do balanço publicado na noite desta quinta-feira (3), a empresa afirmou que “o forte desempenho operacional durante o trimestre e nos últimos doze meses, majoritariamente impulsionado pelo aumento da receita de locação, resultou em indicadores recordes”.

O bom desempenho da Multiplan neste trimestre já era antecipado pelo mercado, e seu lucro líquido superou as estimativas do Santander, de R$ 121 milhões, e da Genial Investimentos, de R$ 181 milhões. O resultado, porém, ficou abaixo do previsto pelo BTG Pactual, que apostava em R$ 225 milhões.

“Esperamos mais um trimestre de resultados positivos para a Multiplan, com uma continuação no crescimento do aluguel mesmas lojas (SSR), impulsionando um crescimento de receita líquida”, escreveram analistas da XP Investimentos, em relatório de prévia dos resultados.

A receita líquida da Multipan teve expansão de 41,4% na base anual, para R$ 455,6 milhões, devido principalmente ao aumento de 25,4% na receita de aluguel no trimestre, para R$ 378,8 milhões, valor recorde para um terceiro trimestre.

O resultado de locação, segundo a empresa, foi impactado principalmente pelo aumento nos valores de aluguéis de lojas que já estavam abertas há um ano (indicador conhecido como SSR, sigla em inglês para aluguéis nas mesmas lojas), pela inauguração do shopping ParkJacarepaguá, em novembro de 2021, e por aquisições de participações minoritárias.

Mesmo com o aumento dos aluguéis, a taxa média de ocupação dos shoppings da companhia permaneceu em linha com a anotada no terceiro trimestre de 2021 e no segundo trimestre deste ano, a 95,3%.

O custo de ocupação dos lojistas, por sua vez, ficou em 14% no terceiro trimestre, aumento de 0,37 ponto percentual em relação a igual período do ano passado, devido principalmente ao calendário de eventos dos shoppings, que impulsiona as vendas, mas demanda contribuições dos lojistas.

A receita de estacionamento, que teve a segunda maior participação na receita total do trimestre, teve alta de 38,4% no trimestre, em relação aos mesmos três meses de 2021, atingindo R$ 63,8 milhões, impulsionada pelo aumento do tempo de permanência no shopping, pela inauguração do ParkJacarepaguá e por reajustes nos preços.

A receita de serviços, por sua vez, cresceu 37,4% em relação ao terceiro trimestre de 2021, para R$ 30 milhões, enquanto a receita de venda de imóveis teve alta de 697,1%, para R$ 16,9 milhões.

Diante disso tudo, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Multiplan atingiu R$ 322,6 milhões, recorde para um terceiro trimestre e alta de 49,3% na comparação anual. A margem Ebitda ficou em 70,8%, crescimento de 3,8 pontos percentuais.

A boa performance do faturamento da companhia foi mais do que suficiente para compensar as despesas financeiras, que cresceram 115,1% entre o terceiro trimestre de 2021 e o mesmo período deste ano, para R$ 103,9 milhões, devido principalmente ao aumento da taxa Selic no período.

Olhando para frente, a Multiplan afirma que o quarto trimestre teve um início forte, com crescimento nas vendas em outubro, e que o fluxo de clientes em seus shoppings deve crescer com a Black Friday e a temporada de Natal.

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