Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Mercado Livre (MELI34) pode ter custos maiores por atitudes anticompetitivas da Apple (AAPL34); entenda

Mercado Livre abre processo contra Apple por atitudes anticompetitivas que podem impactar a rentabilidade e crescimento dos negócios

Foto: Shutterstock/Leonidas Santana

O Mercado Livre (MELI34) informou na segunda-feira (5) que abriu um processo contra a Apple (AAPL34), junto ao Conselho Administrativo de Defesa (Cade) e a Comissão Federal de Concorrência (Cofece), no México, por práticas anticompetitivas.

A companhia latino-americana denunciou a Apple no Brasil e no México por abusar do seu monopólio na distribuição de aplicativos para o sistema operacional da marca.

Segundo comunicado do Mercado Livre, a Apple tem imposto diversas restrições na distribuição de bens digitais e compras in-app, chegando ao ponto de banir apps que distribuem bens digitais e serviços de terceiros.

Além disso, a empresa obriga desenvolvedores que atuam na plataforma da marca a utilizarem somente o processador de pagamentos próprio da Apple, que no caso, impede o redirecionamento a links externos para pagamentos.

O que achamos?

A atitude do Mercado Livre vai ao encontro do equilíbrio da competitividade do segmento, uma vez que a Apple é uma das maiores plataformas de vendas do mundo.

As restrições impostas impedem maior alcance das concorrentes, limitando assim o crescimento dos negócios.

Além disso, a restrição na oferta de alguns serviços e bens digitais eleva custos, uma vez que as vendas são menores e o custo se mantém o mesmo.

Por ser uma das maiores do mercado, a Apple por meio do App Store consegue controlar e limitar o crescimento das concorrentes, o que traz exclusividade para a marca e impede maior competitividade no segmento.

Como as ações devem reagir?

Para os investidores não deve surtir efeito esta denúncia, uma vez que ela não muda as operações no curto prazo.

A continuidade desse processo e uma potencial vitória do Mercado Livre, porém, pode impulsionar as ações da empresa latino-americana, enquanto a Apple pode sofrer com a perda de exclusividade.

As ações do Mercado Livre negociadas no brasil tem queda de 34% no ano e a BDR da Apple perde 25,5%.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.