Livro Bege, balanço da Tesla e inflação na zona do euro – veja o que importa hoje

Índices futuros americanos operam próximos à estabilidade na manhã desta quarta; bolsas europeias sobem

Foto: Shutterstock/Bigc Studio

Tendo como pano de fundo a corrida eleitoral no Brasil, o mercado aguarda dados vindos do exterior, com a expectativa que possam calibrar as expectativas para os próximos movimentos da taxa de juros americana.

Às 15h, o Federal Reserve, o banco central americano, publica o Livro Bege, compilado de informações sobre a atividade econômica, que embasa as decisões de política monetária nos Estados Unidos e que pode ajudar a esclarecer até que ponto o aumento da taxa básica já está começando a fazer efeito sobre a atividade.

Os investidores ainda estarão de olho no balanço da Tesla (TSLA34) e da IBM (IBMB34) que publicarão seus resultados nesta quarta-feira (19).

Leia mais:
Inflação dos Estados Unidos acelera e sobe 0,8% em fevereiro

Nos EUA, outro dado que será acompanhado com atenção são os números do setor imobiliário, mais vulnerável ao aumento dos juros. Às 9h30, serão publicadas informações sobre a construção de novas casas em setembro, com a previsão de queda na comparação com agosto.

Por que isso importa?

Controlar a inflação é o principal objetivo atual do Federal Reserve, e dados de atividade mais fortes ou mais fracos revelam como estão as pressões sobre preços. Taxas de juros mais elevadas em grandes economias retiram a atratividade de ativos de risco e de países emergentes como o Brasil. Além disso, o movimento de aperto monetário global pode levar a uma recessão da economia mundial. 

Inflação na zona do euro

Os mercados também repercutem a inflação na zona do euro, que avançou 1,2% em setembro na comparação com agosto, em linha com o previsto.

No ano, o CPI (índice de preços ao consumidor) do bloco comercial cresceu 9,9%, um pouco abaixo do mês anterior, que apontou para uma alta de preços de 10%. Na ausência de surpresas ruins no dado de inflação, as bolsas europeias reagiram positivamente.

Por volta das 8h, os índices futuros americanos operavam próximo à estabilidade: o Dow Jones caía 0,07%, o S&P 500 subia 0,03% e o Nasdaq operava em alta de 0,17%. No mesmo horário, o Euro Stoxx 50, principal índice europeu, ganhava 0,59%.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.