Mesmo sendo a líder do setor logístico no Brasil, a JSL (JSLG3) controla 1% de seu mercado. É verdade que as dez empresas que vêm em seguida têm 1,9% do segmento, mas ainda há muito o que ser feito.
A JSL, com 66 anos de estrada no setor, reconhece o potencial a ser desbravado e, apostando em sua eficiência e crescimento inorgânico, prevê que terá uma receita total de aproximadamente R$ 10 bilhões em 2025, três vezes maior que o reportado nos 12 meses encerrados em março deste ano.
Para chegar lá, muito se passa pela otimização dos processos e investimento em tecnologia. Essa necessidade foi endereçada pela empresa no fim do mês passado, com a compra da Truckpad, logtech com 800 mil caminhoneiros parceiros, apenas ao assumir as dívidas da empresa.
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O mercado espera que a JSL seja a pioneira no caminho da digitalização do setor logístico, ainda burocrático como um dos mais tradicionais brasileiros.
Com a iniciativa, a JSL não tira o pé do acelerador e quer aumentar sua participação no mercado, que é tão fragmentado – a despeito da contração monetária no mundo inteiro.
Os desafios de curto e médio prazo, contudo, devem continuar fazendo preço.
Nos últimos 12 meses, as ações da empresa perderam mais da metade de seu valor, ignorando o período em que a companhia surfou o crescimento do e-commerce e o fortalecimento do agronegócio brasileiro.
Comparação entre ações JSLG3 (verde) e índice Ibovespa (amarelo) nos últimos 12 meses

O resultado de maiores custos é o enxugamento do lucro. Entre janeiro e março deste ano, a empresa lucrou 21,5% a menos do que no mesmo período de 2021, deixando os investidores com um pé atrás.
Uma eventual desaceleração econômica e a intensificação da fragmentação da logística brasileira também são entraves que a companhia deve manter no radar.
O CFO da JSL, Guilherme Sampaio, explica na TradeLive desta terça-feira (14), às 19h, qual é o caminho do crescimento da empresa e o que esperar daqui para frente. Clique aqui, acione o lembrete e acompanhe!