Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Jerome Powell, IPCA e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Sinais sobre política monetária nos Estados Unidos podem mexer com os preços nesta terça

Nesta terça-feira, dia 11, o mercado acompanha sinais do que pode vir pela frente em termos de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

Por aqui, os olhos estarão voltados às 9h para a divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de dezembro. Apesar do mercado apostar em uma desaceleração dos preços, o que levaria o índice oficial de inflação a encerrar o ano em 10%, ou até abaixo disso, a expectativa é que os preços voltem a incomodar neste início de ano.

Dessa forma, a expectativa é que o Banco Central volte a elevar os juros básicos, atualmente em 9,25% ao ano, em 1,5 ponto percentual na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC).

Nos EUA, os investidores acompanham às 12h a fala do presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA), Jerome Powell, que será sabatinado pelo Comitê Bancário do Senado para confirmar o seu segundo mandato de quatro anos como chefe da autoridade monetária americana.

A ata da última reunião do Fed indicou que os juros subirão “mais cedo ou mais rápido” do que o esperado no país, um cenário que prejudica ativos de países emergentes como o Brasil. Ontem, em nota preparatória para a sabatina de hoje, Powell voltou a falar dos riscos representados pela inflação permanente.

“A economia ganhou força rapidamente, apesar da pandemia em curso, dando origem a desequilíbrios e gargalos persistentes de oferta e demanda e, portanto, à inflação elevada”, disse. “Sabemos que a inflação alta cobra um preço.”

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.