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JBS (JBSS3) investe US$ 100 milhões para entrar no mercado de proteína cultivada

A JBS, dona das marcas Seara e Friboi, anunciou na última quarta-feira, 17, o investimento de US$ 100 milhões para entrar no mercado de proteína cultivada, que consiste na produção de alimentos a partir de células animais.

De acordo com o frigorífico, a operação contará com a aquisição da empresa espanhola BioTech Foods e inclui o investimento de US$ 41 milhões na construção de uma nova fábrica na Espanha para dar escala à produção.

Fundada em 2017, a BioTech é uma das líderes no seu segmento. Ela opera uma planta-piloto na cidade de San Sebastián e tem a expectativa de alcançar a produção comercial em meados de 2024, quando a proteína cultivada chegará aos consumidores na forma de diversos alimentos preparados, como hambúrgueres, embutidos e almôndegas.

→ Leia também: JBS emite e precifica US$ 2 bilhões com menores taxas da sua história

Para dar continuidade à operação na Espanha, a JBS precisa do aval da autoridade de investimentos estrangeiro do país, além de outras condições usuais.

A companhia também informou a implantação do primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia de alimentos e de proteína cultivada no Brasil, previsto para ser inaugurado em 2022.

“A JBS pretende desenvolver novas técnicas que acelerem os ganhos de escala e reduzam os custos de produção da proteína cultivada, antecipando sua comercialização no mercado”, disse a empresa em nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ontem, os papéis do frigorífico (JBSS3) encerraram o pregão na B3 com queda de 1,73%, a R$ 36,35. Em 12 meses, por outro lado, as ações acumulam ganhos de 82%. Acompanhe a cotação em tempo real pelo TradeMap.

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