IPCA-15 tem alta de 1,05% em dezembro, informa o IBGE

[vc_column width=”1/1″][vc_column_text css=”.vc_custom_1576848231601{padding-right: 13% !important;padding-left: 13% !important;}”]

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) reportou alta de 1,05% neste mês, após ter obtido um aumento de 0,14% em novembro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 20, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, com o resultado de dezembro, o IPCA-15 acumulou alta de 3,91% no ano em 2019. O número apurado pelo IBGE ficou perto do teto estipulado pelas projeções do Broadcast, que iam de 0,65% a 1,08%.

Em relação ao ano, o resultado ficou perto do teto das estimativas do mercado. Essas projeções ficavam entre 3,50% e 3,95%.

O que é o IPCA?

O IPCA é considerado pelo mercado como um termômetro oficial da inflação do país, já que seu principal objetivo é, antes de tudo, monitorar a variação de preços dos produtos de mercado para o consumidor final.

Por conta disso, o IPCA é utilizado, sobretudo, em muitos tipos de investimentos como um indicador de remuneração, como o Tesouro IPCA. Além do mais, o mercado o usa também como um índice de reajuste, ou seja, para atualização de valores. Clique aqui para saber mais.

E o que é o IPCA-15?

“O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 difere do IPCA apenas no período de coleta que abrange, em geral, do dia 16 do mês anterior ao 15 do mês de referência e na abrangência geográfica”, informa o IBGE.

Foto: John Lambeth/Pexels

[/vc_column_text][/vc_column]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.