Os investidores monitoram nos próximos dias uma agenda que promete ser cheia, com a divulgação de dados da inflação prévia de janeiro, primeira reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional) do novo governo e viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Argentina.
Lá fora, os olhos estão voltados para a primeira leitura do PIB dos Estados Unidos no quarto trimestre, a inflação americana de dezembro e balanços da Microsoft e Tesla.
Haddad declarou ontem, ao chegar em Buenos Aires, que os dois países estudam a criação de uma moeda virtual comum com o país vizinho, com o objetivo de incrementar o comércio. Segundo o Valor, o ministro explicou que, por ser usada exclusivamente em transações comerciais e financeiras, ela não implicará o fim do real nem do peso argentino.
Nesta terça (24), o IBGE informa o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro, que na avaliação de analistas deve apresentar uma alta parecida com o indicador de dezembro.
Leia também:
O mercado monitora com especial atenção a primeira reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional) do governo Lula, marcada para a próxima quinta-feira (26). Agora, o conselho é formado por Haddad, pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet.
O encontro será acompanhado com atenção especial após declarações de Lula, que criticou a meta de inflação para 2023 e 2024 (de 3,25% e 3%, respectivamente). O objetivo para a alta de preços é definido pelo conselho.
Leia mais:
PIB, inflação e balanços nos EUA
Lá fora, a agenda semanal também será agitada, com a divulgação da primeira leitura do PIB dos Estados Unidos no quarto trimestre, que sai na quinta-feira, e o PCE (Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal) de dezembro, índice de inflação mais acompanhado pelo Federal Reserve, que será divulgado na sexta-feira.
A expectativa do mercado é que os dados apontarão para a desaceleração da economia americana, o que deve levar o Fed a reduzir o passo da alta de juros para 0,25 ponto na próxima reunião, no início de fevereiro. Por outro lado, cresce o temor que a escalada da taxa básica americana até aqui tenha induzido os EUA a uma recessão.
Os investidores ainda acompanharão a temporada de balanços de empresas americanas, com a divulgação dos resultados da Microsoft nesta terça (24) e da Tesla na quarta-feira (25).
Na manhã de hoje, os índices futuros americanos operam em queda. Por volta das 8h20, o Dow Jones recuava 0,06%, o S&P 500 caía 0,16% e o Nasdaq recuava 0,17%. O índice europeu EuroStoxx 50 subia 0,21%.
Veja abaixo a agenda completa:
Segunda-feira
Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com as projeções de analistas para inflação, juros, câmbio e PIB.
Terça-feira
Às 9h, o IBGE publica o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro.
Quarta-feira
Às 8h, a FGV divulga a Sondagem do Consumidor de janeiro.
Quinta-feira
Às 9h30, o Banco Central publica a nota do setor externo de dezembro, com informações das transações do Brasil com outros países.
Às 10h30, o escritório de análises estatísticas americano (BEA) informa o PIB dos Estados Unidos no quarto trimestre.
Sexta-feira
Às 10h30, o escritório de análises estatísticas americano (BEA) divulga o PCE (Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal) de dezembro.