Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Inflação nos EUA e bateria de balanços no Brasil – veja o que importa hoje

Mercado acompanha também a divulgação dos dados do comércio brasileiro em junho

Foto: Shutterstock

Como o mercado de trabalho forte nos Estados Unidos está impactando na inflação, e qual será o possível impacto disso nas expectativas dos investidores para os juros americanos? Essas perguntas serão respondidas nesta quarta-feira (10) às 9h30, com a divulgação do CPI (índice de preços ao consumidor) de julho.

O dado será informado às 9h30 pela secretaria de estatísticas trabalhistas americana (BLS), e ajudará o mercado a afinar suas apostas para a próxima reunião do Federal Reserve – muitos analistas acreditam em uma nova alta mais agressiva na taxa básica dos EUA, de 0,75 ponto, em setembro, mas ainda há aqueles que apostam em um aumento de 0,50 ponto.

A maior parte dos analistas acredita em uma desaceleração do CPI, de 1,3% em junho para pouco mais de zero em julho.

Na última sexta-feira (5), o payroll, relatório sobre o mercado de trabalho americano, mostrou o dobro da criação de vagas esperada pelos investidores, mostrando que a maior economia do mundo ainda está muito aquecida e longe de uma recessão.

Leia mais:
Payroll: Mercado de trabalho dos EUA cria 528 mil vagas em julho, o dobro do esperado

Na manhã desta quarta, os índices futuros americanos operam no positivo: por volta das 7h50, o Dow Jones subia 0,20%, o S&P 500 tinha alta de 0,21% e o Nasdaq ganhava 0,23%.  Principal índice europeu, o Euro Stoxx 50 estava estável.

Por que isso importa?

Os números da inflação americana em julho devem ajustar as expectativas do mercado para os próximos aumentos de juros pelo Federal Reserve – taxas mais elevadas nos EUA retiram a atratividade de ativos de risco e de países emergentes como o Brasil. 

Comércio e balanços

Os investidores ainda estarão de olho na divulgação da Pesquisa Mensal de Comércio de junho, que será informada às 9h pelo IBGE.

Em maio, o volume de vendas do comércio varejista avançou 0,1% em relação a abril, perdendo fôlego em relação aos primeiros meses do ano mas ainda assim registrando a quinta alta consecutiva. A expectativa dos analistas é que o mês retrasado registre uma queda importante na comparação com maio.

As atenções estarão voltadas também para uma bateria de balanços do segundo trimestres, que serão divulgados após o fechamento.

Veja a lista completa abaixo:

BRF (BRFS3)
Taesa (TAEE11)
Braskem (BRKM5)
3R Petroleum (RRRP3)
Minerva (BEEF3)
Equatorial (EQTL3)
Positivo (POSI3)
SulAmerica (SULA11)
MRV (MRVE3)
Banco do Brasil (BBAS3)
Aliansce Sonae (ALSO3)
Grupo Soma (SOMA3)
Petz (PETZ3)

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.