Desde que iniciou o pregão, o Ibovespa opera entre perdas e ganhos, refletindo a alta do setor de bancos e um sentimento de aversão ao risco no exterior, com investidores cautelosos à espera da reunião do banco central americano (Fed) de quarta-feira (21).
Por volta das 13h20, o principal índice da B3 subia 0,46% e operava aos 113.344 pontos. Yduqs (YDUQ3) estendia os ganhos da véspera e subia 3,49%, na ponta positiva.
O setor de bancos subia em bloco pregão desta terça. Santander (SANB11) ganhava 3,44%, Bradesco (BBDC4) subia 3,43%, Itaú (ITUB4) valorizava 3,36% e BTG Pactual (BPAC11) avançava 2,44%.
De acordo com o Morgan Stanley, em relatório publicado no site Infomoney, os bancos devem apresentar fortes resultados no próximo ano. “Os bancos brasileiros de grande capitalização continuam a ver um crescimento de empréstimos de dois dígitos em 2023, impulsionado por pessoas físicas, PMEs (pequenas e médias empresas) e empresas de alta renda”, afirmou a instituição.
Para o analista da INV, Nicolas Merola, os papéis de bancos podem “trazer conforto para o investidor”, destacando o fato de esses ativos serem de empresas já consolidadas e consideradas “seguras” por parte do mercado.
Outro papel que subia com intensidade no horário era o da 3R Petroleum (RRRP3), com valorização de 2,36%. A petrolífera informou na noite de segunda-feira (19) que comprou ações representativas de 15% do capital social da 3R Petroleum Offshore que eram detidas pela DBO.
Dessa forma, a empresa terá um portfólio de 534 milhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas do tipo 2P, que levam em conta as provadas e as prováveis. Desse total, 72%, ou 384 milhões de boe, são reservas 1P (provadas).
Reservas provadas são aquelas com 90% de chance de extração, enquanto as prováveis teriam 50% de chance de extração.
Segundo o comunicado, o acordo envolve o pagamento de R$ 12 milhões. Com isso, a 3R passará a deter a participação de 85% do Polo Peroá e 53,13% do Polo Papa Terra.
Reavaliação
Merola, analista da INV, avalia que esta terça é marcada por uma reavaliação dos investidores, principalmente após a alta de mais de 2% ocorrida na Bolsa ontem. Ele afirma que os mercados aguardam o restante da semana, com as reuniões de política monetária no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido.
“Mesmo assim, todas expectativas estão bem ancoradas com decisões dentro do esperado pelo mercado. Por aqui devemos ter uma manutenção do patamar da taxa básica e no Fed, um aumento de 0,75 pontos-percentuais”, opina.
Quedas do Ibovespa
As maiores quedas do horário ficavam com CSN (CSNA3 -4%), Ecorodovias (ECOR3 -3,86%), Marfrig (MRFG3 -2,88%) e CVC (CVCB3 -2,84). A mineradora, que liderava as perdas, recua após a Usiminas (USIM5) enviar uma petição ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) se mostrando contrária a uma decisão do próprio órgão que permitiu a CSN deter uma participação superior a 5% da empresa.
Em 2014, o Cade definiu que a CSN deveria vender uma participação de 17% na Usiminas dentro de cinco anos. Em 2019, a CSN conseguiu uma extensão de mais três anos para completar essa venda. Atualmente, a CSN possui 12,9% do capital da concorrente, com 15,1% das ações ordinárias e 10% das preferenciais, de acordo com a B3.
Segundo informações da Reuters, a Usiminas alega que o Cade não pode reverter uma definição anterior votada por todos os conselheiros do conselho. Além da CSN, a própria Usiminas recuava 1,99%.
O setor como um todo apresenta baixa, pressionado por um recuo no preço do minério de ferro na China. Na bolsa de Dalian, o contrato futuro mais negociado da commodity teve uma queda de 3,06% na comparação diária, sendo avaliado a 969 iuanes, ou US$ 99,23.
Já a CVC, que também figura entre as maiores baixas, celebrou uma proposta para a possível aquisição das operações brasileiras e portuguesas da startup de turismo Ōner Travel, segundo fato relevante publicado na noite desta segunda-feira (19). A Ōner Travel é voltada a agentes de turismo que comercializam passagens aéreas e hospedagens de maneira autônoma.
Na visão de Sérgio Castro, analista CNPI da Agência TradeMap, esse novo negócio tem “potencial para ampliar os canais de distribuição da CVC”, aumentando a divulgação de produtos e a chance de vendas. “O objetivo da aquisição é aumentar a receita e a rentabilidade da empresa”, afirma, em análise.
Além desses papéis, Vale (VALE3) caía 2,07%, JBS (JBSS3) perdia 2%, Sabesp (SBSP3) desvalorizava 1,93% e BRF (BRFS3) perdia 2,43%.
Bolsas internacionais à espera do Fed
Os principais mercados dos Estados Unidos e da Europa operam em uma nova sessão de perdas enquanto aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve, o Fed, na quarta-feira (21) à tarde.
Na Europa, a inflação ao produtor da Alemanha (PPI, na sigla em inglês), atingiu um recorde histórico e registrou 45,8% no acumulado de 12 meses. “O resultado foi impulsionado por aumentos nos preços de energia, que mais que dobraram em relação ao ano passado (139%) e da eletricidade, que subiram 175% na comparação anual”, avalia a XP em relatório matinal.
O dado aumenta a perspectiva de a inflação continuar forte no continente, o que pode levar o Banco Central Europeu a aumentar os juros com mais intensidade nas próximas reuniões de política monetária.
Veja como estavam os principais índices europeus, já perto do fechamento, e americanos nesta tarde:
Índice | Local | Queda |
Dow Jones | EUA | -1,05% |
S&P 500 | EUA | -1% |
Nasdaq | EUA | -0,69% |
Euro Stoxx 50 | Zona do Euro | -1,10% |
Dax 30 | Alemanha | -1% |
FTSE 100 | Reino Unido | -0,60% |