Ibovespa opera em baixa após ata do Copom e tensões comerciais entre EUA e China

Nesta terça-feira, 04 de fevereiro, o Ibovespa opera em queda de 0,62%, aos 125.193 pontos, enquanto investidores digerem a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 13,25%.

O Copom afirmou, em ata, que a elevação da Selic em 1 ponto percentual em março, para 14,25% ao ano, continua apropriada. No entanto, deixou em aberto as decisões a partir de maio. A justificativa para a alta dos juros está na necessidade de uma política monetária mais contracionista, diante de fatores como câmbio, inflação corrente, hiato do produto e expectativas inflacionárias. Esses mesmos indicadores também embasaram a última elevação da taxa.

No cenário externo, os mercados acompanham a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de suspender por um mês as tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e do México, em troca de maior controle na fronteira contra o tráfico de fentanil. Enquanto isso, a China impôs novas tarifas sobre importações norte-americanas, intensificando a guerra comercial entre as duas potências.

 

Por volta das 10h28, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• WEG (WEGE3): +0,61%

• Localiza (RENT3): +0,54%

• Sabesp (SBSP3): +0,42%


Baixas

• Magalu (MGLU3): -3,60%

• Cogna (COGN3): -3,57%

• Automob (AMOB3): -3,13%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap. 

 

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.