Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa abre em forte queda nesta quarta; investidores digerem regra fiscal apresentada ao Congresso

Foto: Shutterstock/rafapress

O Ibovespa, principal termômetro da bolsa brasileira, abriu o pregão desta quarta-feira, 19, com forte recuo de -2,04%, aos 104.003 pontos.

Na véspera, o governo federal apresentou a proposta completa do arcabouço fiscal, que é um conjunto de regras para substituir o teto de gastos. Agora o texto precisa ser aprovado no Congresso.

Leia mais sobre a regra fiscal

Por outro lado, o mercado recebeu o arcabouço com cautela e considera o texto “sem novidades”. Segundo o InfoMoney, os analistas consultados pelo portal destacam que a nova regra fiscal está fundamentada em receitas, algo que o governo não tem controle.

De volta à B3, por volta das 10h35, a lista das maiores altas do dia era dominada por Embraer (EMBR3), Copel (CPLE6) e BB Seguridade (BBSE3), que subiam, respectivamente, 1,55%, 0,65% e 0,43%.

Em contrapartida, Yduqs (YDUQ3), Hapvida (HAPV3) e Atacadão (CRFB3) eram as ações que mais caíam, com recuo de 5,68%, 5,00% e 4,82%, nessa mesma ordem.

Ainda por aqui, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a produção industrial de fevereiro, que apresentou retração de 0,2%, após cair 0,3% em janeiro. No comparativo anual, na série sem ajusta sazonal, o indicador caiu 2,4%.

A queda foi maior que o esperado pelos analistas do mercado, que projetavam recuo de 0,1% na comparação mensal.

Outro ponto de destaque no mercado local é a produção de minério de ferro da Vale (VALE3) no primeiro trimestre de 2023, que reportou crescimento de 5,8% frente ao mesmo período do ano anterior, a 66,8 milhões de toneladas. Contudo, as vendas da mineradora recuaram no período.

Por fim, os principais índices americanos iniciaram em baixa nesta quarta. Confira:

  • Dow Jones: -0,35%
  • S&P 500: -0,47%
  • Nasdaq: -0,65%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.