Após receber denúncias anônimas, em julho deste ano, sobre uma possível fraude envolvendo a contratação de determinados serviços pela companhia, a Fertilizantes Heringer (FHER3) informou o mercado nesta quarta-feira (23) que concluiu a primeira fase da investigação, na qual foi encontrado o montante de R$ 50,7 milhões objeto de pagamentos indevidos.
A companhia, junto com o comitê investigativo, que foi implementado em agosto deste ano, para apurar as denúncias, identificou, de forma preliminar, que as principais irregularidades reportadas por meio de seus canais de ética se referem à serviços de manutenção em equipamentos e instalações da companhia.
Em comunicado, a Heringer explicou que a fraude se deu por meio de um processo de concorrência indevido na seleção dos fornecedores.
De acordo com a empresa de fertilizantes, houve pagamentos excessivos e fora dos parâmetros de mercado para tais fornecedores. Além disso, foram registradas falhas no processo de seleção e contratação deles, o que facilitou esses valores indevidos.
Apesar de ter encontrado esse valor inicial, a Heringer disse que continuará a apurar valores superfaturados, e que estes serão apresentados no balanço do quarto trimestre da companhia.
Em agosto, a empresa já havia afirmado que a investigação poderia resultar em baixas contábeis no valor de ativos da empresa.
Segunda fase da investigação
Diante da recomendação do comitê de investigação, a empresa já iniciou a segunda fase da investigação para verificar o favorecimento de fornecedores de serviços de transporte.
Até o momento, no entanto, a Heringer afirma que não é possível confirmar a natureza e extensão do alegado nas respectivas denúncias.
“Espera-se que a fase 2 da investigação seja concluída anteriormente à divulgação das demonstrações financeiras da companhia relativas ao quarto trimestre de 2022, sendo eventuais atualizações e desdobramentos comunicados oportunamente ao mercado”, diz o comunicado.
Nesta quarta, as ações da empresa recuavam 2% na Bolsa brasileira, cotadas a R$ 15,69 às 11h20.