Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Governo libera bandeira tarifária verde para todos os consumidores

Bandeira de escassez hídrica estava em vigor desde setembro de 2021

Foto: Shutterstock

Em vigor desde setembro de 2021, quando os reservatórios das hidrelétricas registraram o pior nível em 91 anos, finalmente o governo liberou a bandeira tarifária verde para todos os consumidores e eliminou a bandeira de escassez hídrica, que gerava custo extra na conta de luz. A iniciativa tem eficácia a partir de 16 de abril.

A bandeira escassez hídrica foi criada para compensar o aumento do custo de geração por conta da grave crise hídrica que o país enfrentava à época, que obrigou o acionamento de termelétricas, mais caras e mais poluentes.

Essa medida só foi possível, no entanto, depois de o período úmido, que vai de novembro a março, registrar chuvas acima do esperado, contrariando até previsões de especialistas, que esperavam chuvas dentro da normalidade para o verão 2021/2022.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia disse que, diante da manutenção das atuais condições de chuvas, a perspectiva é de bandeira verde até o final de 2022, ou seja, sem custo extra para o consumidor durante esse período.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.