Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

GOL (GOLL4) e Avianca criam holding para operar sob mesmo comando; ações sobem

Acordo foi assinado entre os principais acionistas da Avianca e o acionista controlador da Gol, a família Constantino

Foto: Divulgação Gol

A Gol (GOLL4) e a colombiana Avianca anunciaram nesta quarta-feira (11) um acordo que deve deixar as duas companhias sob o comando de uma única holding – o Grupo Abra. As empresas vão manter as marcas das empresas operando separadamente.

O acordo foi assinado entre os principais acionistas da Avianca e o acionista controlador da Gol, a família Constantino. Além das duas companhias, o Grupo Abra terá participação na empresa colombiana Viva e na chilena Sky Airline.

A união de forças entre as duas companhias aéreas acontece num momento de dificuldade do setor aéreo. Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, as aéreas foram as mais prejudicadas com o fechamento total de alguns países, tendo que, em algumas partes do mundo, inclusive, pedir socorro aos governos para continuar de pé.

No Brasil, a Gol vem sofrendo pelo aumento constante do querosene de aviação por parte da Petrobras, como consequência dos efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia. Em comunicado recente, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) disse que neste ano o preço do combustível acumula uma alta de 48,7%.

Leia também:
Ações da Gol e Azul sobem após despencarem por alto do combustível

“O Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas operacionais reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continue a operar uma frota de aeronaves de última geração, e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade”, diz o comunicado.

A equipe de gestão do Grupo Abra, que será responsável pela direção geral e estratégia da nova empresa, será liderada por Roberto Kriete, presidente do conselho de administração, Constantino de Oliveira Junior, que será CEO do grupo, além de Adrian Neuhauser e Richard Lark, atualmente CEO da Avianca e diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Gol, respectivamente, que serão co-presidentes do novo grupo.

Pelo comunicado, o grupo terá capital fechado e há um acordo de investimento por parte dos investidores. Não há nenhuma menção que a aérea brasileira Gol fechará o seu capital na B3.

A Avianca é a companhia aérea líder na Colômbia e possui uma frota de mais de 110 aeronaves, enquanto a Gol opera uma frota de 142 aviões.

O fechamento da operação está condicionado ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais previstas, incluindo a aprovação prévia dos órgãos reguladores competentes.

Por volta de 10h50 (de Brasília), as ações da Gol operavam em alta de 2,96%, a R$ 13,55, enquanto a Azul, principal concorrente da empresa no Brasil, subia 2,84%, negociadas a R$ 19,53.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.