O candidato à presidência eleito da Argentina, Alberto Fernández, foi ao palácio presidencial em Bueno Aires durante a manhã desta segunda-feira, 28, para se reunir com o atual líder do país, Mauricio Macri. O encontro tem o intuito dos políticos discutirem a transição do poder. As informações são da Reuters.
Fernández foi eleito no último domingo, vencendo Macri que tentava uma reeleição. Com 97,4% das urnas apuradas, Alberto já detinha 48,02% dos votos, enquanto Mauricio contava com 40,46%. Na Argentina, a eleição já garante vitória quando o candidato obtém mais de 45% dos votos.
→ Leia também: Mercado global: vitória de Fernández na Argentina e Brexit adiado
Por conta da recessão econômica, Fernández enfrentará grandes desafios para revitalizar a economia argentina.
A bolsa de Bueno Aires reagiu relativamente bem à tentativa de reaproximação de Fernández com Macri. De manhã, o Merval, principal índice acionário local, registrou forte alta de 6% na abertura do pregão, mas virou para queda à tarde.
Apesar da chapa de Fernández ser conhecida como “antimercado”, as prévias de agosto já adiantaram os investidores de uma possível surpresa. Segundo a Reuters, os acionistas esperam agora sinais sobre as prováveis políticas econômicas.