A Engie Brasil (EGIE3) assinou um contrato para comprar até 188 aerogeradores do modelo V150, com potência de 4,5 megawatts (MW) cada, com a Vestas do Brasil Energia Eólica. O valor da transação não foi divulgado.
A instalação das turbinas será no Conjunto Eólico Serra do Assuruá, localizado na cidade de Gentio de Ouro, na Bahia. A operação comercial do projeto começará no segundo semestre de 2024.
“A energia produzida será totalmente direcionada para o ambiente de contratação livre, podendo inclusive atender clientes no mercado de autoprodução de energia”, afirmou a Engie.
Somada a capacidade a ser instalada na Serra do Assuruá aos 434 megawatts do Conjunto Eólico Santo Agostinho, em construção no Rio Grande do Norte, a Engie totalizará cerca de 1,3 gigawatts (GW) de geração eólica em implantação.
“Com a conclusão de ambos os projetos, o parque gerador da companhia passará a contar com 2,5 GW de capacidade instalada em energia eólica”, disse a empresa.
A expectativa da Engie é que, com a conclusão dos dois projetos eólicos, seja recuperada a capacidade instalada perdida pela companhia após a venda de ativos que geravam energia a partir de combustíveis fósseis.