Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Emprego nos EUA vem abaixo do esperado; juros futuros caem e Ibovespa sobe

Cenário reduz chance de Fed antecipar alta de juros, o que é bom para ações e ativos de emergentes

O mercado de trabalho americano mostrou nova recuperação em novembro, com a taxa de desemprego da maior economia do mundo alcançando 4,2% no mês passado, o menor patamar desde o início da pandemia, de acordo com dados divulgados pelo BLS (Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA).

Apesar disso, o ritmo de recuperação desacelerou, com a criação de 210 mil novas vagas de emprego, menos da metade das 550 mil esperadas por analistas ouvidos pela agência Bloomberg.

O cenário pior do que o previsto pelo mercado pesa contra a possibilidade de uma alta antecipada de juros nos Estados Unidos, o que reduziu as taxas de longo prazo no Brasil e impulsionou o Ibovespa. Isso porque juros menos atrativos por mais tempo nos EUA estimulam a busca por investimentos mais arriscados mas de maior retorno, como ações e ativos de países emergentes.

O payroll é o dado do mercado de trabalho dos EUA mais acompanhado pelo Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), que tem duplo mandato: além de controle da inflação, a instituição também deve perseguir o objetivo do pleno emprego.

Por aqui, os contratos futuros de juros tiveram queda, ao mesmo tempo em que a Bolsa reagiu positivamente. Além da taxa de desemprego nos EUA, os preços foram influenciados pelos números fracos da produção industrial brasileira, que caiu pelo quinto mês consecutivo em outubro.

A fraqueza da atividade econômica reduz a chance de uma elevação mais forte na taxa básica, a Selic, pelo Banco Central.

Por volta das 12h30, o Ibovespa subia 1,51%, a 106.046 pontos, e os contratos DI com vencimento em janeiro de 2023 recuavam 19 pontos base, a 11,34%.

Leia mais

Para a equipe do BTG Pactual Digital, o número destoou dos últimos dados de pedidos de seguro-desemprego.

“Apesar da melhora nos fatores que vinham impedindo o preenchimento de novas vagas, como medo da Covid-19, falta de creches e os benefícios sociais, a criação de vagas mensal decepcionou, principalmente no Lazer e Turismo, lembrando que algumas regiões dos EUA ainda sofrem com a Covid-19 (caso de NY)”, apontaram os analistas.

O banco ainda avaliou que o resultado negativo não deve reverter a discussão em torno da aceleração da retirada de estímulos (tapering) à economia na próxima reunião do Fed, que acontece nos dias 14 e 15 de dezembro.

 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.