Embraer (EMBR3) entrega mais jatos e diminui prejuízo no 3º trimestre; mercado esperava lucro

Fabricante de jatos revisou para cima a projeção de fluxo de caixa o ano

Foto: Shutterstock/viewimage

A Embraer (EMBR3) registrou um novo prejuízo neste ano. No terceiro trimestre, a companhia teve um resultado líquido negativo de R$ 93,8 milhões. Apesar da perda, o montante foi 47,8% menor que o reportado no mesmo intervalo de 2021.

A melhora nos resultados foi acompanhada de um aumento de 10% na entrega de aeronaves no período, na comparação anual, que ficou em 33 aviões. Dos entregues, dez eram do segmento comercial e 23, voltados à aviação executiva – sendo 15 jatos leves e oito médios.

O resultado ficou abaixo das estimativas da XP e do Santander, que esperavam que a fabricante de jatos apresentasse um lucro líquido de US$ 7 milhões e US$ 6 milhões, respectivamente, um valor próximo a R$ 30 milhões.

No período, o prejuízo líquido atribuído aos acionistas da Embraer totalizou R$ 160,4 milhões, o que representa um recuo de 31,5% na comparação anual.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) ajustado cresceu 18,2%, atingindo R$ 485,4 milhões.

Já a receita líquida caiu 3% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, atingindo os R$ 4,87 bilhões, ou o equivalente a US$ 929 milhões.

De acordo com a companhia, a queda se deu por uma arrecadação 42% menor no segmento de defesa e segurança.

A receita apresentada veio abaixo do projetado pela XP, que esperava o montante de US$ 1,16 bilhão.

Embraer revisa projeções

A fabricante de jatos também revisou para cima suas projeções de fluxo de caixa para o final de 2022.

A companhia espera encerrar este ano com um fluxo de caixa livre maior do que US$ 150 milhões. Anteriormente, projetava um montante superior a US$ 50 milhões.

Fonte: Embraer

No terceiro trimestre deste ano, o fluxo de caixa da empresa ficou negativo em R$ 586,7 milhões, revertendo resultado positivo de igual período anterior. A Embraer afirmou no seu balanço que essa reversão foi causada por uma necessidade de capital de giro para concentrar entregas no último trimestre do ano.

Já as projeções para entrega de aeronaves e receita líquida consolidade se mantiveram no mesmo patamar esperado antes: de 60 a 70 unidades; e de US$ 4,5 bilhões e US$ 5 bilhões; respectivamente.

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